Sl Underground Magazine: The Venus Project

18/11/2012

The Venus Project

O Projeto Vénus é uma organização que propõe um plano viável de ação para mudança social, que caminha rumo à paz e sustentabilidade da civilização global. O projeto delineia uma Direção alternativa na qual os direitos humanos já não serão proclamações por escrito, mas uma forma de viver.
Trabalhamos num Centro de Investigação de 10 hectares, localizado em Venus na Flórida.
Quando olhamos para a enormidade de desafios que a sociedade atual tem pela frente, podemos concluir que já é tempo de reavaliarmos os nossos valores, de refletirmos e de avaliarmos questões e pressupostos que temos como sociedade. Esta auto-análise faz-nos perguntar o que significa realmente ser humano, o que significa ser membro de uma "civilização" e que escolhas podemos tomar para garantir um futuro próspero para toda a população mundial.
No presente momento, restam-nos muito poucas alternativas. As respostas de ontem já não são relevantes. Ou continuamos com os nossos costumes sociais e hábitos de pensamento antigos, sendo que nesse caso o nosso futuro estará em perigo, ou podemos aplicar um conjunto mais apropriado de valores que são relevantes para uma sociedade emergente.
A experiência diz-nos que o comportamento humano pode ser modificado, tanto para uma atividade construtiva como para uma destrutiva. É disso que o Projeto Vénus trata - direcionar a nossa tecnologia e recursos para a realidade, para o benefício máximo das pessoas e do planeta, procurando novas maneiras de pensar e viver que enfatizem e celebrem o vasto potencial do espírito humano. Temos à mão as ferramentas para projetar - e construir - um futuro digno do potencial humano. O Projeto Vénus apresenta uma direção nova e arrojada para a humanidade, que requer nada menos que o redesenho da nossa cultura. O que se segue não é uma tentativa de predizer o que será feito - apenas o que poderá ser feito. A responsabilidade do nosso futuro está nas nossas mãos, e depende das decisões que tomamos hoje. O maior recurso disponível hoje é o nosso próprio engenho.
Embora reformistas sociais e especialistas formulem estratégias que tratam somente os sintomas superficiais, sem tocar na operação social básica, o Projeto Vénus aborda esses problemas de forma um pouco diferente. Sentimos que não podemos eliminar esses problemas dentro da estrutura das atuais instituições políticas e monetárias. Levaria demasiados anos para atingir qualquer mudança significativa. Muito provavelmente seria diluída e dizimada até tal ponto que se tornaria indistinguível.
O Projeto Vénus advoga uma visão alternativa para uma nova civilização mundial sustentável, diferente de qualquer sistema social que já existiu. Apesar desta descrição ser extremamente sucinta, é baseada em anos de estudo e pesquisas experimentais realizados por muitas e muitas pessoas de várias disciplinas científicas.
Propomos uma nova perspetiva--aquela que se dedica às questões humanas e ambientais. É uma visão alcançável de um futuro brilhante e melhor, apropriada aos tempos em que vivemos, sendo tanto prática como fazível, de forma a alcançarmos um futuro positivo para todas as pessoas do mundo.
O Projeto Vénus apela a uma abordagem direta ao redesenho da cultura, em que as antigas inadequações da guerra, pobreza, fome, dívida, degradação ambiental e sofrimento humano desnecessário são vistas, não só, como evitáveis, mas também como totalmente inaceitáveis.
Uma das premissas básicas do Projeto Vénus é a de trabalharmos com o objetivo de ter todos os recursos da Terra como herança de todas as pessoas do mundo. Qualquer compromisso que leve a algo menos que isso, apenas resultará na continuação do mesmo conjunto de problemas inerentes ao sistema atual.
Ao longo do curso da história, a mudança tem sido lenta. Grupos sucessivos de líderes incompetentes têm substituído aqueles que os precedem, mas os problemas sociais e econômicos subjacentes perduram porque os sistemas básicos de valores permanecem inalterados. Os problemas que hoje enfrentamos, não podem ser resolvidos politicamente ou financeiramente porque eles são altamente técnicos por natureza. Poderá não haver inclusivamente dinheiro suficiente para pagar as mudanças necessárias, mas existem recursos mais do que suficientes. É por isso que o Projeto Vénus defende uma transição de uma sociedade baseada no sistema monetário para uma eventual concretização de uma economia global baseada nos recursos.
Nós temos a consciência de que a transição da nossa cultura atual, politicamente incompetente, orientada para a escassez e obsoleta, para uma nova sociedade mais humana, requererá um salto quântico tanto no pensamento como na ação.
Um Sistema Monetário Obsoleto
O sistema monetário evoluiu há séculos atrás. Todos os sistemas econômicos mundiais - socialismo, comunismo, fascismo e mesmo o apregoado sistema de mercado - perpetuam a estratificação social, elitismo, nacionalismo e o racismo, baseados principalmente na disparidade econômica Enquanto um sistema social usar o dinheiro ou a permuta, povos e nações procurarão manter a vantagem econômica competitiva, ou se não o puderem fazer através dos meios do comércio, fá-lo-ão através da intervenção militar. Nós ainda utilizamos estes métodos antiquados.
O nosso sistema monetário atual não é capaz de proporcionar um elevado nível de vida para todos, nem pode assegurar a proteção do ambiente porque a sua principal motivação é o lucro. Estratégias como o despedimento ou o despejo de lixo tóxico aumentam a margem de lucro. Com o advento da automatização, cibernética, inteligência artificial e a subcontratação, haverá uma substituição cada vez maior das pessoas pelas máquinas. Como resultado, um número menor de pessoas será capaz de adquirir bens e serviços apesar da nossa capacidade de produzir continuar a existir.
Os nosso sistemas políticos e econômicos antiquados atuais são incapazes de aplicar os verdadeiros benefícios da atual tecnologia de inovação para alcançar o maior bem para todas as pessoas e ultrapassar as injustiças impostas a muitos. A nossa tecnologia está constantemente em desenvolvimento e, no entanto, os modelos sociais têm permanecido relativamente estáticos. Por outras palavras, a mudança cultural não tem conseguido acompanhar a mudança tecnológica. Hoje, temos os meios para produzir bens e serviços em abundância para todos.
Infelizmente, a ciência e a tecnologia de hoje têm-se afastado do objectivo de atingir o melhor por razões de interesse próprio e de lucro através da obsolescência planeada, às vezes referida como perca consciente da eficiência. Por exemplo, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cuja função presumida é conduzir a investigação de modo a que se atinjam maiores rendimentos das culturas, Atualmente pagas aos seus agricultores para não produzirem à sua capacidade máxima. O sistema monetário tende a atrasar a aplicação destes métodos que nós conhecemos e que serviriam melhor os interesses das pessoas e do ambiente.
Num sistema monetário, o poder de compra não está relacionado com a nossa capacidade de produzir bens e serviços. Por exemplo, durante a crise, há computadores e DVD's nas prateleiras das lojas e automóveis nos stands, mas a maioria das pessoas não têm poder de compra para os adquirir. A Terra ainda é o mesmo lugar; são apenas as regras do jogo que são obsoletas e que resultam em luta, privação e sofrimento humano desnecessário.
Um sistema monetário desenvolvido anos atrás, como um dispositivo para controlar o comportamento humano em um ambiente com recursos limitados. Atualmente o dinheiro é usado para regular a economia não para o benefício da população em geral, mas para aqueles que controlam a riqueza financeira das nações.
Economia Baseada em Recursos
Todos os sistemas sócio-econômica, independentemente da filosofia política, crenças religiosas ou costumes sociais, em última análise, dependem dos recursos naturais, ou seja, ar e água limpos, terras aráveis ​​e da tecnologia e do pessoal necessários para manter um elevado padrão de vida.
Simplesmente, uma economia baseada em recursos utiliza os recursos existentes, em vez de dinheiro e fornece um método justo de distribuir esses recursos da maneira mais eficiente para toda a população. É um sistema em que todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, créditos, troca ou qualquer outra forma de dívida ou servidão.
Terra é abundante com recursos abundantes, hoje a nossa prática de racionamento de recursos através de métodos monetários é irrelevante e contraproducente para a nossa sobrevivência. A sociedade moderna tem acesso a tecnologias altamente avançadas e podem tornar os alimentos disponíveis, vestuário, habitação, cuidados médicos, um sistema educacional relevante, e desenvolver uma oferta ilimitada de energia renovável e não-poluentes, como energia geotérmica, eólica, solar, das marés, etc agora é possível todos ter e desfrutar de um padrão de vida muito elevado, com todas as comodidades que uma civilização próspera pode proporcionar. Isto pode ser conseguido através da aplicação inteligente e humana da ciência e tecnologia.
Para entender melhor o significado de uma economia baseada em recursos considere o seguinte: se todo o dinheiro do mundo foram destruídas, enquanto topsoil, fábricas e outros recursos foram deixados intactos, podemos construir qualquer coisa que nós escolhemos para construir e cumprir qualquer ser humano necessidade. Não é o dinheiro que as pessoas precisam, mas sim, é o acesso livre para as necessidades da vida. Em uma economia baseada em recursos, o dinheiro seria irrelevante. Todos os que seriam necessários são os recursos e as de fabricação e distribuição dos produtos.
Quando a educação e os recursos são disponibilizados para todas as pessoas sem uma etiqueta de preço, não haveria limite para o potencial humano. Embora isto seja difícil de imaginar, mesmo a pessoa mais rica de hoje viveria muito melhor em uma sociedade baseada em recursos, como proposto pelo Projeto de Vênus. Hoje as classes médias a vivem melhor do que os reis de tempos passados. Em uma economia baseada em recursos todos viveriam melhor do que os mais ricos vivem hoje.
Em uma sociedade baseada em recursos, a medida do sucesso seria baseada no cumprimento de atividades individuais em vez de a aquisição de bens, riqueza e poder.
Cabe a nós escolher.
O comportamento humano está sujeito às mesmas leis que qualquer outro fenômeno natural. Nossos costumes, comportamentos e valores são subprodutos da nossa cultura. Ninguém nasce com a ganância, o preconceito, a intolerância, o patriotismo e ódio, que são todos os padrões de comportamento aprendido. Se o ambiente não for alterado, comportamento semelhante irá ocorrer novamente.
Hoje, grande parte da tecnologia necessária já existe para trazer uma economia baseada nos recursos globais. Se optar por estar de acordo com as limitações da nossa economia monetária atual, então é provável que continuaremos a viver com seus resultados inevitáveis​​: a guerra, a pobreza, a fome, a privação, o crime, a ignorância, stress, medo, desigualdade e. Por outro lado, se abraçar o conceito de uma economia baseada em recursos global, aprender mais sobre o assunto, e partilhar a nossa compreensão com nossos amigos, isso irá ajudar a humanidade a evoluir fora de seu estado atual.
Fonte: http://thevenusproject.com/


Zeitgeist Addendum Legendado PT/Br


fonte:

0 comentários:


Sl Underground Magazine © 2014. Sl Underground Sponsored by: hedezapatero